Os Selos Verdes do Brasil para Padronizar e Certificar Produtos e Serviços Sustentáveis—As OSCs Podem Ajudar
Em junho, o Brasil lançou um novo programa voluntário do Selo Verde para identificar produtos e serviços sustentáveis e promover a economia verde e circular do Brasil como base de inovação, competitividade e liderança global.
Os selos verdes aumentam a transparência, fornecendo informações claras e credíveis sobre o impacto ambiental e as práticas de sustentabilidade associadas aos produtos e serviços, ajudando os consumidores a fazer escolhas informadas e alinhadas com os seus valores. Também permite que as empresas comparem o seu progresso, se diferenciem e sinalizem o seu compromisso em cumprir os critérios. No caso do Brasil, as empresas precisarão atender aos critérios socioambientais – como rastreabilidade, pegada de carbono, resíduos sólidos e eficiência energética – definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O selo pretende refletir padrões nacionais e internacionais para garantir reciprocidade, cooperação e reconhecimento mútuo. Espera-se que as primeiras normas sejam emitidas até ao primeiro semestre de 2025 e o Comité Consultivo do programa facilitará o diálogo entre os setores público e privado para a adoção. As empresas participantes poderão receber assistência técnica e treinamento para adaptação aos novos critérios.
As Organizações da Sociedade Civil (OSC) podem aumentar a credibilidade, a sensibilização do público e a eficácia de tais programas através do desenvolvimento de padrões e melhores práticas, envolvimento e parcerias com as partes interessadas, auditoria e verificação independentes, campanhas educativas, feedback baseado na comunidade, avaliações de impacto, relatórios e endossos de programas .
Um grande exemplo disso é o Green Buidling Council do Brasil, uma OSC que influenciou enormemente a construção verde para grandes eventos esportivos, conscientizou milhões de pessoas, mostrou as vantagens de custo dos edifícios verdes ao longo do tempo e registrou e certificou novas Lideranças em Energia e Design Ambiental (LEED) em edifícios. LEED é o sistema de classificação de edifícios verdes mais amplamente utilizado no mundo e o Brasil ficou em quarto lugar no mundo em LEED em 2022.
Contudo, as OSC estão melhor posicionadas para aumentar a credibilidade e a confiança nos programas de certificação quando elas próprias demonstram transparência. O selo da CiSoRise – nosso equivalente a um selo verde, mas para conformidade com a transparência de organizações setoriais independentes – pode ajudar o Brasil e outros países a atingir esse objetivo e, assim, atuar como um multiplicador de transparência.
O selo de transparência para ONGs é uma ferramenta essencial para construir credibilidade e confiança com doadores e parceiros. Ele demonstra que a organização opera de forma ética, com prestação de contas clara e boa gestão dos recursos. Além de atrair mais apoiadores, o selo reforça o compromisso da ONG com sua missão e fortalece sua reputação no setor, essencial para ampliar seu impacto social.