Como Seria o Gerenciamento de ONG/ OSC Centrado no Beneficiário?

Image of Como Seria o Gerenciamento de ONG/ OSC Centrado no Beneficiário?

Tradicionalmente, as ONGs / OSCs e os doadores são orientados para os beneficiários de doações como recipientes, em vez de participantes dos programas. No entanto, como Lehn M. Benjamin descreve na Revisão de Inovação Social de Stanford, quando a gestão da CSO se concentra na experiência do participante, suas estratégias são mais responsivas e eficazes. Embora as ONGs / OSCs possam não ser capazes de controlar as práticas atuais porque os financiadores e formuladores de políticas especificam os requisitos do programa, o foco nessas questões pode catalisar uma mudança correspondente por parte dos doadores. Tornar os participantes centrais para o gerenciamento de organizações sem fins lucrativos implicaria:

• Participantes desempenhando papéis de forte liderança, inclusive atuando no conselho da ONGs / OSC, com equipe de apoio
• Doadores priorizando a qualidade da equipe e cargos em vez de taxas de despesas gerais
• ONGs / OSCs envolvendo participantes na coleta de dados, mostrando-lhes notas de dados, inserindo dados juntos ou pagando participantes para coletar dados para si mesmos e compartilhar com a ONGs / OSC
• Desenvolver alternativas para práticas voluntárias que tenham impactos negativos sobre os participantes, como tratar os voluntários melhor do que os participantes e contribuições voluntárias inconsistentes
• Os captadores de fundos criariam campanhas para atrair os beneficiários, não apenas os doadores, e consultar os participantes sobre como eles gostariam de ser retratados
• As ONGs / OSCs usariam o pensamento orientado ao design para entender como o ambiente físico de uma organização afeta as experiências dos participantes para reduzir o estresse e o estigma vivenciados
• Os modelos de avaliação refletiriam a lógica dos participantes para a mudança social
• Os financiadores diminuiriam a necessidade de relatórios detalhados em favor de metas de grande impacto social e construção de relacionamentos, já que manter as ONGs / OSCs nas metas de desempenho pode prejudicar as relações ONGs / OSC-comunidade
• Os financiadores apoiariam as ONGs / OSCs coletando feedback regularmente dos participantes sobre suas experiências, como a orientação de novos clientes, para usar como base para melhorias

As soluções digitais para o terceiro setor, como as oferecidas pela Impactodo, são essenciais para maximizar o impacto social de organizações. Nossa plataforma se destaca por oferecer ferramentas integradas para gestão de doações, engajamento de doadores e análise de impacto, tudo com simplicidade e eficiência. Com uma interface intuitiva e funcionalidades personalizáveis, ajudamos ONGs e projetos sociais a ampliar sua captação de recursos e aumentar sua transparência, fortalecendo a confiança dos doadores e promovendo um impacto ainda maior.

Como Captar Mais Recursos para Sua ONG: Estratégias Baseadas em Dados

Image of Como Captar Mais Recursos para Sua ONG: Estratégias Baseadas em Dados

Aprenda como captar mais recursos de forma estratégica. Baseado na Pesquisa Doação Brasil 2024, mostramos os caminhos para uma captação de recursos eficiente e sustentável através da fidelização.

Os números são animadores, mas também trazem um alerta: a captação de recursos no Brasil está mais complexa e competitiva. Com um volume recorde de R$ 24,3 bilhões em doações, a Pesquisa Doação Brasil 2024 revela que o caminho para captar mais recursos não está apenas em buscar novos doadores, mas em aprofundar o relacionamento com os atuais doadores.

A pergunta que fica é: Como captar mais e de forma mais inteligente? A resposta está na confiança. Um impressionante 81% dos doadores elegem a credibilidade da organização como fator crucial para doar. Isso significa que a transparência absoluta é o primeiro passo para qualquer organização que queira capte mais recursos.

Estratégias Práticas para Captar Mais Recursos:

1. Comunique o Impacto de Forma Clara: Para captar mais doações, mostre de maneira tangível onde o dinheiro foi

aplicado e que diferença está fazendo no impactodo social promovido pela sua organização. Esta é a base para construir a confiança que sustenta uma captação de recursos sólida. Use uma plataforma tecnológica de sistema online que facilite a promover a transparência das ações, projeto e prestação de contas de maneira fácil, clara e intuitiva para que os doadores possam acompanhar e se sentir parte da instituição.

2. Diversifique os Apelos: Não foque apenas em emergências. Para captar mais recursos de forma consistente, inclua campanhas para custos operacionais. Explique por que essa captação de recursos é vital para a sobrevivência da organização.

3. Domine o Instagram: Com 85% da influência nas doações vindo desta rede, ter uma presença profissional no Instagram não é opcional. É uma ferramenta poderosa para rederiocionar para sua página online, o qual irá captar mais simpatizantes e convertê-los em doadores.

4. Invista na Fidelização: Lembre-se: reter um doador custa muito menos do que conquistar um novo. O processo de captação de recursos deve ser cíclico, incluindo recibos automáticos, agradecimentos personalizados e atualizações constantes. Essa é a chave mestra para com que a sua organização capte mais recursos em longo prazo.

A missão de captar mais recursos exige, hoje, uma abordagem estratégica que priorize a qualidade do relacionamento em detrimento da quantidade de pedidos. Transforme a fidelidade no seu maior patrimônio.


A captação de recursos para ONGs/OSCs/OCIPs é crucial para viabilizar projetos que promovem impacto positivo na sociedade. Sem recursos adequados, muitas organizações enfrentam dificuldades para manter suas atividades ou expandir suas iniciativas. Um processo estratégico de captação ajuda a atrair apoiadores, garantir estabilidade financeira e maximizar os resultados de suas ações.

Referências

Compartilhe com amigos!