Oito Tendências que Tornam a Filantropia e o Investimento Social do Brasil mais Estratégicos e Transformadores

De acordo com as Perspectivas para a Filantropia Brasileira em 2023, do Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social, são oito as tendências que ajudam os filantropos e investidores sociais brasileiros a agir de forma estratégica, eficaz e ágil. Uma dessas tendências é que as ONGs / OSCs estão ganhando relevância, e o Edelman Trust Barometer Country Report de 2023 constatou que a confiança dos brasileiros nas ONGs / OSCs aumentou para 60%. Duas outras tendências que afetam as ONGs / OSCs são seus planos de sucessão e o envolvimento de doadores em causas e conselhos de ONGs / OSCs e, inversamente, de ONGs / OSCs nos esforços da empresa para melhorar o desempenho social. A lista completa de tendências é a seguinte:
1. Diálogo, construção de pontes e colaboração são necessidades eficazes para criar soluções
2. As empresas estão considerando seu legado, não apenas “CSR”
3. Modelos diversificados e fontes de financiamento são necessários para resolver desafios
4. As Avaliações de Impacto Social são apenas o começo (e ainda são debatidas); os próximos passos são necessários
5. Há mais integração das agendas ambiental e social
6. A promoção de políticas públicas pelas ONGs / OSC está acelerando a mudança sistêmica
7. As ONGs / OSCs estão ganhando relevância, confiança, governança e transparência
8. Filantropias e indivíduos estão tornando públicos os compromissos e as práticas de doação
Um projeto social para ONGs é a base para transformar ideias em ações concretas que geram impacto positivo na sociedade. Esses projetos permitem que as organizações direcionem seus esforços para atender necessidades específicas, mobilizando recursos e engajando comunidades. Além disso, eles fortalecem a missão da ONG e criam resultados mensuráveis, essenciais para atrair doadores e demonstrar a relevância do trabalho realizado.
A captação de recursos para ONGs/OSCs/OCIPs é crucial para viabilizar projetos que promovem impacto positivo na sociedade. Sem recursos adequados, muitas organizações enfrentam dificuldades para manter suas atividades ou expandir suas iniciativas. Um processo estratégico de captação ajuda a atrair apoiadores, garantir estabilidade financeira e maximizar os resultados de suas ações.