Novas Formas de Liderar Organizações sem Fins Lucrativos
Catalisados pela pandemia, novos modelos de liderança trazem inovação ao terceiro setor. No relatório de 2023 do Dorothy A. Johnson Center for Philanthropy sobre tendências filantrópicas, Mandy Sharp Eizinger e Tory Martin baseiam-se na experiência de representantes de fundações para descrever o tipo de liderança que torna as OSCs mais orientadas para a missão e duradouras.
Os autores descobriram, especificamente, que:
• Dividir as funções de diretor executivo (ou similares) entre várias pessoas (coliderança, diretoria multiexecutiva) alivia o impacto emocional e a carga de trabalho dos líderes, envolve melhor as habilidades da equipe e torna menos provável o esgotamento do líder.
• Diversificar talentos ajuda a sustentar os líderes numa função muitas vezes solitária e com poucos recursos, onde estão sobrecarregados. Criar mais funções de liderança significa mais oportunidades de contratação e avanço nas metas de DEI.
• Formar cooperativas de trabalhadores que proporcionem votos iguais e participação direta do pessoal na governança é fortalecedor. Ao organizarem-se em círculos semi-autônomos de funcionários e voluntários, por exemplo, os funcionários conseguem equilibrar a liderança do projeto com a responsabilidade coletiva.
• O Patrocínio Fiscal de OSCs e/ou dos seus programas sob a estrutura de uma organização existente reduz a carga administrativa de uma OSC, liberando tempo e recursos.
• O planejamento de sucessão com a liderança gradual de um sucessor interno traz maior sucesso às transições organizacionais.
Finalmente, descobriu-se que cada novo modelo cria um local de trabalho mais atencioso e proativo em relação à saúde mental e ao bem-estar das pessoas na organização. A plataforma CiSoRise pretende reforçar esses benefícios e ajudar a levar os líderes do estágio de sobrevivência ao legado.