Sua OSC Aceita Doações em Criptomoedas? Blockchain Pode Ajudá-lo a Arrecadar Fundos
Os defensores da blockchain argumentam que a tecnologia tornará a arrecadação de fundos OSC mais transparente e confiável, pois facilita o rastreamento do impacto social, agiliza os processos de doação e atrai um novo grupo demográfico de doadores criptográficos.
Como explica este artigo da Blockchance, a blockchain basicamente registra e armazena dados, informações ou transações com segurança e usa a “tecnologia de contabilidade distribuída” para gerenciar isso por meio de uma vasta rede de computadores. Como cada nó nesta rede tem a mesma versão do blockchain, a manipulação dentro da rede é sempre detectada. Dessa forma, a tecnologia cria uma cadeia de doação transparente onde os financiadores podem rastrear exatamente quando e onde seu dinheiro chega e para onde vai (como você faria com um pacote enviado pelo correio) e ser visualizado dentro e fora da rede. Por outro lado, o doador pode ser rastreado, facilitando o cumprimento de impostos e outros aspectos das doações. Graças às carteiras digitais, o anonimato dos doadores pode ser garantido. Além disso, ao automatizar e simplificar as tarefas administrativas, economiza tempo e dinheiro das OSCs.
Várias OSCs importantes já aceitam criptomoedas como meio de doação, e os doadores de criptomoedas (que tendem a ter menos de 35 anos) estão entre os mais generosos em suas doações, com doações em média acima de US$ 10.000. Para uma descrição mais abrangente e detalhada de como criptomoedas funcionam, sugerimos este artigo da Forbes.